domingo, 19 de fevereiro de 2012

CALENDARIZAÇÃO: próximas ACTIVIDADES

VISITAS DE ESTUDO:
24 de março: CREIRO (Estação arqueológica, Arrábida) e VISO (via antiga da época romana)
Partida às 15.00 h, frente ao MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), de onde sairemos em transporte individual com a nossa guia (Drª Ana Paula Covas).





21de abril: NA ROTA DOS AZULEJOS
Concentração às 15.00 h, junto ao MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), onde se iniciará a visita (multimédia e edifícios históricos do centro de Setúbal).





28 de abril: "CHÁ NO MUSEU", Museu Sebastião da Gama, Vila Nogueira de Azeitão, 15.00 h.
Pelo grupo do facebook "Setúbal Quase esquecida":
"A convite da Dr.ªAida da Universidade Sénior de Azeitão.Iremos fazer mais um dos nossos encontros em que alguns membros do Grupo irão falar sobre Setubal e dialogar com todos que queiram estar presentes."
5 de maio: HIPOGEUS DA QUINTA DO ANJO, 15.00 h. (orientada pelo MAEDS)
"As quatro grutas artificiais da Quinta do Anjo, também conhecidas por Grutas do Casal do Pardo ou Covas da Moura, foram utilizadas como necrópole entre o Neolítico Final e o Calcolítico. A planta dos dois monumentos melhor conservados apresenta câmara funerária circular ...abobadada, com pequena abertura/clarabóia na cúpula, ante-câmara ovalada e corredor rectilíneo. As primeiras investigações arqueológicas devem-se a Carlos Ribeiro (1876) e Inácio Marques da Costa (1907).
As Grutas III e IV foram praticamente destruídas pela exploração de uma pedreira durante o séc. XIX."
 in  http://fotoarchaeology.blogspot.com/2009/04/hipogeus-da-quinta-do-anjo.html
26 de maio: CASTRO DE CHIBANES
O sítio fortificado de Chibanes localiza-se em uma área culminante da Serra do Louro, com extenso domínio visual, que atinge, para norte, o sistema estuarino do Tejo e, a sul, o rio Sado.
A superfície amuralhada durante a Pré e a Proto-história es...tima-se em cerca de 1 ha. A mais antiga ocupação remonta ao Calcolítico e Bronze antigo, entre 5000 e 3700 anos antes do Presente.
Abandonado no final do Horizonte Campaniforme (Bronze antigo), o local foi reocupado, graças às suas boas condições geoestratégicas, na II Idade do Ferro (sécs. III-II a. C.) e no período proto-romano, também designado por romano-republicano (sécs. II-I a. C.).
Chibanes comporta-se, assim, como um notável lugar da História, com elevadas potencialidades patrimoniais reveladas pelas escavações arqueológicas do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS).
O Castro de Chibanes foi classificado como Sítio de Interesse Público em 17 de Março de 2011, pela Portaria 420/2011, a qual fixa também a Zona Especial de Protecção do monumento."
in http://www.cmpalmela.pt/pt/conteudos/areas+de+intervencao/patrimonio+cultural/patrimonio+arqueologico/castro+de+chibanes/
 
EXPOSIÇÕES: a 25 de fevereiro, finda no Museu Sebastão da Gama a EXPOSIÇÃO de LITERATURA da USAz, no Museu Sebastião da Gama, dando lugar a uma EXPOSIÇÃO de PINTURA dos nossos alunos, durante o mês de março.
 
A Universidade Sénior de Azeitão colaborará ainda com a Junta de Freguesia de S. Simão, nas "comemorações do 25 de abril" e na "Feira de Garagem". A seu tempo, falaremos dessas intervenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário