sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PROGRAMAS PARA 2012/13

PROGRAMAS (JÁ RECEBIDOS) PARA 2012/13
Nota: alguns programas, por muito abrangentes, mantêm-se do ano letivo anterior: Economia Política, Filosofia, Inglês I, Literatura, Pintura. cf. programas 2011/12

A: DISCIPLINAS TEÓRICAS




ALEMÃO – NIVEL A1 – INICIAÇÃO
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

TEMAS / VOCABULÁRIO
§ O Alfabeto.
§ Identificação entre pessoas / Apresentação/ Contactos.
§ Dias da Semana.
§ Meses do Ano.
§ Numerais Cardinais (1 /100).
§ Numerais Ordinais ( 1 / 20)
§ A Familia.
§ Profissões.
§ Refeições ( Comida / Bebidas)
§ Meios de Transporte.
§ As Horas.
§ O Tempo Atmosférico.

GRAMÁTICA

§ Géneros das Palavras.
§ Declinações.
§ Artigos Definidos./ Indefinidos
§ Pronomes Pessoais (sujeito / complemento)
§ Pronomes Pessoais Reflexos.
§ Pronomes e Adjectivos Possessivos.
§ Alguns Pronomes Interrogativos.
§ Adjectivos.
§ Preposições.
§ Alguns Advérbios de Lugar.
§ Alguns Advérbios de Tempo.
§ Plurais (regulares / irregulares).
§ Algumas Conjunções.
§ Verbo Sein. / Verbo Haben
§ Noçaõ de Verbo Regular.
§ Noção de Verbo Irregular.
§ Verbo de Particula Separável / Inseparável.
§ Verbos Modais –Können- Wollen.

ACTIVIDADES

§ Leitura de Pequenos Textos.
§ Construção de Pequenos Diálogos.
§ Audição de CDS relacionados com os temas em estudo.
§ Pequenas Composições Escritas.
§ Oralidade.
§ Pequenos Trabalhos de Projecto de acordo com os temas .trabalhados.
§ Pequenas Dramatizações.
§ Exercícios de Gramática ( consolidação dos assuntos apresentados)
MARGARIDA SOUSA
História da Arquitectura Portuguesa

- Românico
· Contexto histórico
· Arquitectura militar - Castelos
· Arquitectura religiosa - Igrejas, Sés /Catedrais:

- Sé de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa

-Igreja de Paço de Sousa (perto de Penafiel, séc. XII)

- Mosteiro de Cete (perto de Penafiel, séc. XII)

- Igreja de Sta. Eulália (perto de Braga)

- Igreja de S. Miguel do Castelo (Guimarães, principio do séc. XII)

- Igreja de Rio Mau (Vila do Conde, séc. XII a XIII)

-Abade de Neiva (séc. XIII)
- Igreja de Serzedelo (Guimarães)

-Igreja de S. Pedro de Tarouca (Lamego, séc. XIV)

-Igreja de Castro de Avelãs (Bragança)


- Gótico
· Contexto histórico

· Gótico português

· Gótico vertical (Cistercienses)

· Gótico mediterrânio (medieval, horizontal ou mendicante)

· Arquitectura Religiosa

-Mosteiro de Alcobaça (finais do séc. XII)

-Sé de Évora (séc. XII a XIII)

-Mosteiro da Batalha

-Igreja de S. Francisco de Estremoz

-Igreja de Sta. Maria do Olival (Tomar)

-Igreja de S. João Baptista (Tomar, séc. XV)

-Igreja da Senhora da Oliveira (Guimarães, final do séc. XIV, inicio do séc. XV)

· Arquitectura Civil

-Castelo do Sabugal: Torre de Habitação

-Castelo de Arraiolos (perto de Montemor)

-Paço de Ourém (final do séc. XIV)

-Paço de Leiria

-Casa em Caminha, “casa dos Coímbras” (séc. XV)

-Paço de Guimarães (nos anos 30, 40 do séc. XX- sofreu alterações)

· Arquitectura Urbana - Burguesia Baixa / Média (tipica da cidade do séc. XIV, XV)

-Antigo Bairro Medieval em Tarouca (Lamego)

-Casa de Câmara (Viana do Castelo, séc. XV)

-Torre de Portagem c/ ponte (Ucanha, perto de Lamego)

-Ponte em Tarouca

-Ponte em Castelo de Vide

-Ponte de Avô (Oliveira do Hospital)

· Cidade Medieval

-Cidade de Guimarães

-Aglomerado urbano de Fronteira (perto de Marvão)

-Aldeia de Monsaraz

- Manuelino ( Medievo-renascentismo na Arq. Portuguesa, entre 1490 e 1530)
· Contexto Histórico

· Arquitectura Religiosa

-Igreja de S. Brás (Évora, final do séc. XV)

-Igreja Matriz de Elvas

-Igreja Matriz do Alvito (perto de Beja)

-Igreja Matriz de Moura

-Igreja Matriz de Pavia (Alentejo)

-Igreja Matriz de Jesus (Setúbal, final do séc. XV)

-Igreja dos Jerónimos

-Igreja de Arronches (Perto de Estremoz)

-Ermida de Sto. Cristo do Restelo

-Igreja em Beja

-Igreja de S. Sebastião (em Alvito)

-Galeria do Claustro do convento de S. Francisco

-Janela do Convento de Cristo (Tomar)

· Arquitectura Civil

-Paço real em Alvito (perto de Beja)

-Paço de Sintra

-Paço de Évora

-Torre de Belém

- Clássico
· Contexto Histórico

-Galilé da mesericórdia de Beja

-Tumulo da igreja de Trofa

- Chafariz da bola em Évora

-Igreja da mitra em Évora

- Pseudomaneirismo

- Maneirismo

- Arquitectura Chã

· Contexto Histórico

· Jesuitas

· Aula da ribeira

· Arquitectura Religiosa

-Sé de Leiria

-Igreja de Alcaçovas

-Igreja da Conceição em Vila Viçosa

-Igreja de Santa Maria em Estremoz

· Arquitectura Civil

-Palácio dos Duques de Bragança em Vila Viçosa

-Palácio de Ourém

- Barroco

· Contexto Histórico

· Barroco decorativo

-Igreja em Arraiolos

-Igreja da Misericórdia

-Igreja Chã de Faro

· Barroco Cénico

-Sé de Portalegre

-Igreja de São Paulo em Lisboa

-Igreja do Senhor dos Passos em Guimarães

· Barroco Arquitectónico

-Igreja de Santa Engrácia

-Igreja dos Congregados em Estremoz

-Igreja do Bom Jesus da Cruz em Barcelos

-Igreja do Senhor da pedra em Óbidos

· Arquitectura Civil

-Mafra

-Coimbra

-Palácio das Necessidades

-Palácio do Lavradio

-Palácio Barbacena

-Hospital de São Marcos em Braga

-Aqueduto das águas livres

-Núcleo urbano de Santo Antão do Tojal

- O Distrito de Setúbal e os seus monumentos
- O Caso particular de Azeitão

Carla Machado

30-Julho-2012

INGLÊS – NIVEL II
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

TEMAS / VOCABULÁRIO


vVestuário

vDesportos

vA Casa

vHobbies

vRefeições (Comida / Bebidas)

vAs Horas

vRotina Diária


GRAMÁTICA

vVerbos no Tempo do Presente

vVerbo to Be no Passado

vVerbo To Do ( auxiliar)

vThere Is / There Are

vVerbo Can

vTodos os verbos relacionados com a rotina diária.

vPronomes Interrogativos

vPreposições de Lugar

vPreposições de Tempo

vSome /Any

ACTIVIDADES

vLeitura e análise de textos

vOralidade

vDiálogos

vConstrução de pequenas composições

vAudição de CDS e actividades daí decorrentes

vJogos

vExrcícios de gramática de acordo com os temas desenvolvidos

vDramatizações.

MARGARIDA SOUSA


INGLÊS NIVEL III

ACTIVIDADES A DESENVOLVER:

Ø Confronto com situações do dia a dia ( ex. Uma ida ao médico).

Ø Interagir em lingua Inglesa.

Ø Leitura de textos e análise das principais ideias.

Ø Debates sobre temas da actualidade ,visando situações de contra / a favor.

Ø Composições baseadas em gravuras , numa história ou artigo de revista.

Ø Leitura ou audição de histórias para imaginar o final.

Ø Audição de vários temas com preenchimento de fichas relacionadas com o a ideia principal.

Ø Reconto de textos.

Ø Resumos de textos.

Ø Uso da música como ponte para aplicação de vocabulário.

Ø Tratamento de textos com cariz de comédia.
Ø Adivinhas.
Ø Pequenas dramatizações.

Nota: Os conteúdos gramaticais serão apresentados como complemento das actividades referidas por supostos erros cometidos pelos alunos ou dúvidas apresentadas por estes.

MARGARIDA SOUSA

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA E RELACIONAMENTO INTERGERACIONAL

CARACTERIZAÇÃO:


A Disciplina permite aos participantes a aquisição de conhecimentos que visam uma sensibilização pessoal acerca das vantagens de uma aproximação entre duas gerações (jovens e séniores) no sentido de construírem uma verdadeira relação intergeracional, baseada num convívio dinâmico, assertivo, assente em valores de solidariedade e no respeito pelas vivências e conhecimentos que, em cada idade, em cada geração, se adquirem e temos o dever e o direito de partilhar.

OBJECTIVOS:

1 – Contribuir para a aproximação (directa ou indirecta) educacional e cultural entre duas gerações – Jovens e Séniores – com maneiras distintas de SER e ESTAR na sociedade actual, direccionada para uma vertente pedagógica, sob a forma de aulas teóricas (seminários, palestras, sessões educativas, etc.);
2 – Promover essa aproximação com actividades de âmbito prático como complemento das aulas teóricas sob a forma de actividades de âmbito recreativo (pintura, fotografia, dança, yoga, etc.) sempre que possível.

A disciplina será repartida por dois grandes MÓDULOS:

A - Pedagogia Intergeracional: definição, importância e vivências (este módulo será iniciado em Setembro até às férias do Carnaval).
B - Ambiente/Saúde: a defesa da qualidade de vida (este módulo será dado após as férias do Carnaval até o final do Ano Lectivo).

Estes dois MÓDULOS vão-se dividir em submódulos (5-7) que visam abordar temáticas do interesse dos seniores, tais como:

1 - A Pedagogia Intergeracional e sua importância no contexto actual.
2 - Ambiente e Saúde: a sua relação.
3 - Ambiente e Qualidade de Vida.
4 - Saúde e Qualidade de Vida
5 - A importância da Afectividade
6 - A importância da Segurança
7 - Lazer e Qualidade de Vida

METODOLOGIA:

Os módulos serão dados em sessões semanais com a duração de 1 hora.

Rosa Silvestre, agosto 2012
Teorias da Cultura

(UNIDADE CURRICULAR: Teorias da Cultura)

DOCENTE RESPONSÁVEL: Joaquim Pinto

PROGRAMA – OBJETIVOS

A disciplina de Teorias da Cultura tem como objetivo analisar as principais escolas e teses da

teoria cultural contemporânea e sensibilizar os estudantes para os temas mais relevantes com

que estas escolas e autores se debatem. Pretende, assim, demostrar o modo como as cultura

se apresenta como o paradigma legitimador do século XXI, como é produto e produtora de

identidade e sentido em termos políticos, simbólicos, sociais e religiosos.

Neste âmbito, as lições propiciam o desenvolvimento de competências de compreensão

intercultural e de compreensão hermenêutica, bem como competências comunicativas, que

assentam na capacidade de ler, decifrar e atribuir sentido aos registos sígnicos das culturas

alvo. O desenvolvimento da competência intercultural do aluno assenta no cultivo dos

seguintes formantes: capacidade de diagnosticar um problema, de situar um texto, evento ou

artefacto num contexto cultural e sócio-histórico específico, de o relacionar e articular com

outras realidades culturais afins ou de o contrastar com realidades diferentes, e de o decifrar e

interpretar no seu horizonte de sentido próprio, utilizando com correção a linguagem própria

da comunidade envolvente.

Conteúdos Programáticos:

I -Teoria Cultural, História da Cultura, Estudos Culturais: Tendências e debates.

1. Teoria Cultural e História da Cultura: A tradição filosófica e hermenêutica.

2. A tradição sociológica e psicanalítica

3. Os Estudos Culturais e os Estudos de Cultura

4. Estudos de Caso:

Claude Lévi-Strauss, Raça e História (1952)

Edgar Morin, Cultura e Barbarie (2009)

Walter Benjamin, A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936)

II – Cultura e Modernidade: Walter Benjamin

1. Da modernidade como choque e renovação.

2. Modernidade e cultura do olhar.

3. Revisões Pós-Modernas da teoria de W.Benjamin.

Estudos de Caso:

Edgar Allan Poe, “The Man of the Crowd” (1840)

Baz Luhrman, Moulin Rouge (2001)

III – Cultura, Conflito e Violência: Sigmund Freud

1. Cultura e Natureza.

2. Cultura, trauma e recordação

3. Cultura e memória.

Estudos de Caso:

Christopher Nolan, Memento (2000)

Paul Haggis, In the Valley of Elah (2007)

Sean Penn, Into the Wilde (2007)

IV – Cultura e Controlo Social: Michel Foucault

1. Subjectividade e biopoder

2. O "panóptico"

Estudo de caso:

Steven Spielberg, Miniority Report (2002)

Andrew Niccol, Gatacca (1997)

V – Cultura e Identidade: Edward Said

1. Identidade/identidades.

2. Hibridismo e multiculturalismo.

3. Identidade, Imperialismo, colonialismo e pós-colonialismo:

Problemáticas e debates.

Estudo de caso:

Mira Nair, Casamento Debaixo de Chuva (2001)
Mira Nair, O Bom Nome (2006)

TERTÚLIA DE ARTE E SABERES
António Osório de Castro

No decorrer do projeto de instalação desta“agremiação de boas vontades” no que toca a dar e receber ensinamentos em plena Arrábida, foi a Azeitão que coube receber com galhardia este polo cultural.

A adesão excedeu as expectativas e está em movimento acelerado, o que teve início em expectante sonho de pioneiros.

Os pioneiros comportam-se sempre desta maneira. Sonham e depois arrastam consigo vontades, dinamismos, aglutinando forças insuspeitadas, pondo em marcha um processo irreversível, que desafia todos os obstáculos ou más-vontades.

Surgiu assim a Universidade Sénior, que tem já estatuto de dignidade indiscutível e a coesão incondicional de “Todas as Azeitões” numa só vontade, consolidando a convergência de entusiasmos num projeto que acidente algum de percurso poderá impedir de obter a maturidade plena.

Em troca de impressões no quotidiano atravessou-se, por inevitável, a Arte no nosso caminho. A Arte é assim: atravessa-se na vida e faz borbulhar a sua presença quando menos se espera.

Alguém, um elemento incógnito, suspeitou que seria oportuno colocar à disposição deste desígnio generoso a sua experiência como artista, a biblioteca reunida em muitos anos, quase especializada em História de arte, disciplina que, como “diletante” apaixonado, perdoe-se a redundância, foi exercendo e praticando, diria até que nela investindo parte substancial da vida em vários domínios do convívio artístico.

Daqui teria surgido a hipótese de, à maneira de encontros de camaradagem, proporcionar qualquer coisa próxima de uma atmosfera de “tertúlia”, na própria residência do artista, com a estratégia cultural forte da proximidade dos livros disponíveis. Juntar pessoas e suas curiosidades, aproximar interesses comuns, congregar num espaço que já em si próprio contém, como património histórico-artístico emblemático que é, uma predisposição aos mistérios, às interrogações, ao imaginário.

Com surpresa, foi superiormente aceite o desafio. Não podia ser de outro modo, fazendo jus ao estatuto de escola aberta, geradora de inquietações intelectuais, desafios de espíritos ambiciosos que fazem da insatisfação a sua divisa no intercâmbio de saberes.

O artista em questão, residente em Vila Nogueira de Azeitão há trinta e dois anos, fixou-se numa parcela do nobilíssimo e desgastado edifício, que foi Paço dos Aveiros desde o séc. XVI. Ali enfrenta e convive com o que por lá remanescer da longa e atribulada permanência da linhagem Lencastre em território arrábido, encravado entre estuários dilatados e luminosos.

Razões suficientes haverá algumas para tornar enriquecedora a convivência numa destas salas de pessoas predispostas ao debate dos temas enigmáticos que sempre rodeiam o fenómeno artístico. Impregnados pelo mesmo lema, uma maneira de estar, atentos ao que nos cerca, não deixando passar em branco pontos cruciais!

Se tudo em nosso redor se conjugar para viabilizar o “conclave semanal”, bem-haja!

Seremos unidos e ternos, num esforço de abrangência e humildade.

Idênticos na partilha, cada um usando como “ideal de cavalaria”, a generosidade de acrescentar qualquer coisa, pouco que seja, ao que já tínhamos no nosso património incerto, frágil, em todo o caso merecedor de consolidação dialogante.

Até breve, às sextas… em espírito de dádiva universal.

António Osório de Castro
6 de agosto de 2012





B: DISCIPLINAS PRÁTICAS 2012/13 

Informática (Iniciação)
Programa para o ano letivo de 2012 / 2013

Introdução
Esta disciplina aborda os conceitos práticos iniciais de suporte a uma utilização eficaz e segura de um computador pessoal.

Objetivos
Ao concluir esta disciplina o aluno deverá estar familiarizado com os seguintes conceitos:

Computador – identificar e manipular os diversos componentes e periféricos do computador pessoal. Utilizar o sistema operativo na gestão de utilizadores e na organização de ficheiros de trabalho. Aplicar procedimentos de segurança para garantir a integridade e disponibilidade da informação armazenada num computador pessoal.

Internet - como funciona, quais os serviços disponíveis e como tirar partido da sua utilização, como configurar e personalizar as ferramentas de comunicação e quais os aspetos de segurança envolvidos no acesso à Internet.

Correio eletrónico - configurar contas de correio, criar, enviar, responder e receber e-mails, localizar e organizar mensagens, criar e organizar os seus contactos.

Word - criar e manipular documentos Word, quer em termos de conteúdo, quer em termos de formatação e personalização da impressão.

Excel - criar e trabalhar documentos Excel, quer na componente de manipulação de dados quer em termos de formatações e apresentação da informação. Trabalhar com fórmulas, utilizar funções, criar e formatar gráficos, personalizar impressões e imprimir
PowerPoint - produzir, adaptar e utilizar apresentações gráficas utilizando vários tipos de media, animações e efeitos.
Conteúdo programático
O Computador

ü Breve história sobre o computador com enfoque para o computador pessoal.

ü Análise dos componentes que constituem o computador pessoal.

ü Periféricos que se podem ligar a um computador pessoal.

ü Sistemas operativos.

ü Utilização do computador pessoal.
Sistema Operativo Microsoft Windows

ü História da evolução do sistema operativo no computador pessoal.

ü Utilizadores e palavra-passe.

ü Gestão e organização de ficheiros de trabalho.

ü Salvaguarda do sistema.

ü Implementação de segurança no computador pessoal.
Utilizar a Internet

ü Breve história sobre o aparecimento e evolução da Internet.

ü Formas de ligação.

ü Conceito de Navegador (Browser), Internet Explorer, Firefox, Chrome.

ü Perigos a evitar, cuidados a ter, questões legais.

ü Os serviços que estão disponíveis na Web (WWW – World Wide Web).

ü Motores de pesquisas, Enciclopédias, Blogues, Sítios institucionais, Comercias e Pessoais.

ü Compras e formas de pagamento, acesso a Bancos.

ü Redes Sociais, profissionais e de solidariedade social.

ü Armazenamento e partilha de informação (documentos, imagens, vídeos).

ü Alerta para os perigos associados a vírus, malware, phishing e spam.
Utilizar o correio eletrónico

ü Conceito de correio eletrónico, cliente de e-mail e acessos webmail.

ü Boas práticas de segurança na utilização do correio eletrónico.

ü Criar mensagens, identificar os seus componentes, endereçar, formatar, classificar.

ü Receber mensagens, responder, classificar, organizar.

ü Trabalhar com anexos.

ü Criar e gerir listas de contatos.
Utilizar o Microsoft Word

ü Conceito de processador de texto.

ü Apresentação do Word, descrição do interface.

ü Escrever, selecionar, remover e substituir texto.

ü Navegar no documento.

ü Copiar e mover blocos de texto.

ü Localizar e substituir texto.

ü Anular e repetir operações.

ü Definir idioma, correção ortográfica, gramatical e sinónimos.

ü Definir o tipo e tamanho de letra.

ü Aplicar cores e efeitos.

ü Definir alinhamento e espaçamento.

ü Aplicar limites e sombreados.

ü Definir formatação de parágrafo.

ü Definir o tipo e o posicionamento das tabulações.

ü Esquema de página –dimensões, margens, limites, orientação, marca d’agua.

ü Definir cabeçalho, rodapé e numeração de páginas.

ü Inserir e formatar imagens.

ü Inserir e formatar clipart, formas e smartart.

ü Formatar texto com imagens.

ü Inserir e formatar tabelas.

ü Inserir caixas de texto e wordart.

ü Pré-visualização, impressão e opções de impressão.
Utilizar o Microsoft Excel

ü Conceito de folha de cálculo.

ü Apresentação do Excel, descrição do interface.

ü Componentes de uma folha de cálculo: célula, folha e livro.

ü Navegar na folha de cálculo.

ü Manipular dados -selecionar, copiar mover e apagar.

ü Formatar o conteúdo de células – números e texto.

ü Alinhamento, tipo de letra e estilos.

ü Definir limite de células, preenchimento e proteção.

ü Conceitos e sintaxe de fórmulas e funções.

ü Conceito de referência – referências relativas, absolutas, mistas e circulares.

ü Criar gráficos.

ü Pré-visualização, opções de impressão e impressão.
Utilizar o Microsoft PowerPoint

ü Apresentação do PowerPoint, descrição do interface.

ü Como estruturar uma apresentação.

ü Organizar a apresentação em função da informação a transmitir e do público-alvo.

ü Componentes a utilizar – tipos e tamanhos de letra, tipos de media e animação.

ü Criar e organizar a apresentação.

ü Adicionar objetos.

ü Formatar textos e objetos.

ü Efeitos e animações.

ü Apresentação dos diapositivos.

ü Exportar e imprimir
Metodologia
Ø Exposição de conceitos.
Ø Demonstrações práticas.
Ø Realização de exercícios práticos pelos formandos (*).

Horário
Esta disciplina será ministrada no período de uma hora e meia (1h30) com frequência semanal.
Destinatários
Esta disciplina destina-se a todos os que pretendam utilizar, de uma forma eficiente e segura, um computador pessoal para explorar a Internet, enviar e receber e-mails, utilizar o Word para a criação de documentos de texto, o Excel na criação de tabelas e gráficos e o PowerPoint na criação de apresentações digitais.
Notas
(*) Para os alunos que frequentem a disciplina nas instalações de Brejos de Azeitão a realização prática de exercícios só será possível se o aluno possuir um computador portátil com o sistema operativo Microsoft Windows (XP, Vista ou 7) e que este possua instalado o Microsoft Office 2007 ou superior.

Microsoft®, Windows®, Microsoft Office®, Word, Excel e PowerPoint são marcas registradas da Microsoft Corporation.
Todos os nomes de produtos referidos ao longo deste documento têm uma finalidade meramente informativa, podendo ser marcas comerciais dos respetivos proprietários.

NATAÇÃO
Vão iniciar-se as aulas de Natação, neste ano lectivo de 2012-2013. Decorrerão às quintas feiras das 11.15 H às 12 H. na Piscina Municipal de Azeitão.

Objectivos – Proporcionar  aos  utentes a aquisição e melhoria  das  suas capacidades funcionais e técnicas,  que lhes permitam dominar e deslocar-se no meio aquático.

PROGRAMA

1 – Diagnóstico das dificuldades individuais no meio aquático.

2 – Familiarização com o meio aquático, nomeadamente visando à sua adaptação:

       - respiração;

       - equilibrio;

       - imersão;

       - propulsão;

       - coordenação.

3 – Deslocação no meio aquático:

      Introdução às técnicas alternadas: crol e costas.

4 – Deslocação no meio aquático:

      Introdução à técnica de bruços.

Se o nível inicial dos utentes inscritos na disciplina for superior a este nível inicial, o programa será alterado, passando para as aprendizagens e aperfeiçoamento das técnicas de nado.


Azeitão, 19 de Setembro de 2012

O Responsável Técnico

Pedro do Vale (Prof.)

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