domingo, 19 de fevereiro de 2012

Passeio/visita guiada à RIBEIRA DE COINA (Percurso 1 da ANIME: RIBEIRA)

(foto de José Manuel Peixinho)
Foi ontem.

Por gentileza da ANIME da Quinta do Conde, que monitariza a RIBEIRA de Coina, um grupo de colaboradores e amigos da nossa Universidade acompanhou o Percurso 1 desta Ribeira, que resultou num belo passeio pedestre e permitiu um salutar convívio entre todos e com a natureza. Apesar da seca (bem patente na vegetação e nível de água das lagoas e Ribeira em geral: cf. registos vídeo e fotográfico), o percurso é de uma enorme beleza e a fauna que ainda avistámos (patos reais, um casal de cegonhas que habita num poste de electricidade, uma enorme diversidade de pássaros...) deixa antever uma natureza pujante de vida e alegria quando a primavera desabrochar e se a chuva entretanto o permitir... Se pudermos, lá para abril ou maio, regressaremos.
De registar também a confluência da Ribeira de Azeitão na de Coina que, infelizmente, se encontra bastante suja e poluida, mas nos remete de imediato para os tempos da navegabilidade do Rio Coina, que permitiu que grandes famílias da aristocracia nacional (como a Casa de Aveiro) se fixassem na região de Azeitão e que várias indústrias tenham sido instaladas nas margens deste rio.
Um grande património, que urge preservar e revitalizar.


Pode ver registos audio-visuais nos links seguintes:
FOTOS:
Ribeira de Coina (Atílio Pinho Alves)
Ribeira de Coina (Zilda Jesus)
Ribeira de Coina (Luísa Antunes)
Ribeira de Coina (Rosarinho Alves Gatto)
Ribeira de Coina (José Manuel Peixinho)

VÍDEOS:
Ribeira de Coina (José Mota)
Ribeira de Coina1 (José Mota)

E ainda a referência a esta visita no blogue da ANIME

2 comentários:

  1. Olá Dra Luísa...Tomei a liberdade de transcrever este seu texto para o Blogue "Audiovisual" dada a importância das informações que contém, bem com a dinâmica que nos transmite. Se abusei peço perdão e poderei retirar a qualquer momento se for essa sua vontade.
    Cumprimentos e
    bons eventos...

    ResponderEliminar
  2. Fez muito bem, Sr. José Mota!... Obrigada e desculpe o atraso "gigante" da resposta... Cumprimentos.

    ResponderEliminar