sexta-feira, 6 de julho de 2012

DANÇA ORIENTAL NO MUSEU


Foi a última actividade deste ano lectivo e bem "sui generis", por sinal!
A (também nossa) professora de Dança com o grupo Alluha (significa "oásis"), formado por alunas provindas de vários ginásios e academias, entre as quais figuram 3 alunas da USAZ, apresentaram um belíssimo espectáculo de Dança Oriental no Museu Sebastião da Gama. Entre livros, luzes e muitos amigos, entrecruzaram-se tempos e espaços que as 9 danças executadas foram convocando, antecedidas por breves explicações sobre a história e significado de cada uma delas. Com muita cor, luz e ritmo se foi definindo o tema do espectáculo:
"O Corpo é o Templo da Alma"

A compreensão do sentido de cada gesto, de cada movimento ancestral, torna-nos mais conscientes da sacralidade do corpo, mais tolerantes e humildes na avaliação que fazemos de cada povo, de cada cultura, de cada civilização e, por consequência, do mundo que nos rodeia. Apetece dizer: a arte é sempre pela Paz.
Um agradecimento especial à professora Ana Pinto, que aliando a sua formação em História de Arte à sua formação como dançarina e bailarina, concebeu, encenou e criou todo o espectáculo, sabiamente integrou todos os elementos do seu grupo com diferentes estádios de aprendizagem, numa generosa e muito bela lição de humildade para todos nós... pela dança.

Sem comentários:

Enviar um comentário