domingo, 24 de março de 2013

Palestra sobre "Consciência", por Joaquim Pinto



Teve lugar no dia 23 de março de 2013, no Museu Sebastião da Gama, uma interessante palestra sobre "Consciência", proferida pelo Dr. Joaquim Pinto, nosso professor de "Teorias da Cultura".
Sabia e pedagogicamente acompanhada por esquemas facilitadores para apreensão do tema, a palestra foi do agrado de todos: inquietou, suscitou dúvidas e reflexões por parte da assistência, lançou novas perspectivas e abordagens para a compreensão do ser humano no mundo, num percurso da "consciência à espiritualidade". De Descartes ("cogito, ergo est") a António Damásio ("erro de Descartes"), do Ser no Mundo, no Tempo e no Espaço, do conhecer como reconhecer-se, do "viver a vida no tempo" e não "o tempo da vida"... das formas de olhar o mundo e o universo (de fora: "conhecendo" e de dentro: "reconhecendo"... concluindo que o olhar com que vemos o universo é o mesmo com que o universo nos vê)...
Estas, algumas pistas de reflexão que de lá trouxémos, do muito que só o tempo (esse grande escultor", de Marguerite Yourcenar) se encarregará de esculpir em nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário