sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"A Encomenda Prodigiosa", Museu de Arte Antiga e Igreja de São Roque: aula da Tertúlia"


A aula da TERTÚLIA da USAZ do dia 18 de outubro, dedicada à exposição "A Encomenda Prodigiosa", decorreu em Lisboa: de manhã, no Museu de Arte Antiga e de tarde, na Igreja de São Roque. 

"Serão mostrados, pela primeira vez em Portugal, os projectos de Luigi Vanvitelli, para o Palácio Real da Ribeira (1717-18), e de Filippo Juvarra, para um Farol e para o Palácio Patriarcal de Lisboa (1719), além do projecto original de Salvi e Vanvitelli, para a Capela de São João Batista.
A exposição no MNAA , que evoca a época da subida ao trono de D. João V, em 1706 «reunindo legitimidade dinástica, condições financeiras e um temperamento solar, reforçado pela juventude dos seus 18 anos incompletos», enquadra uma nota do museu. Em resultado das relações políticas entre Portugal e a Santa Sé, foi conseguida a elevação da Capela Real a Basílica Patriarcal, em 1716, que viria a ser considerada uma das mais magníficas igrejas da Europa. A Basílica Patriarcal foi «alimentada» por constantes encomendas a artistas estrangeiros e viria a ser destruída pelo incêndio, que consumiu Lisboa durante o Terramoto de 1755, embora um extensão tenha sido poupada - a Capela de São João Batista, instituída na Igreja de São Roque, casa mãe da Companhia de Jesus, hoje propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Encomendada a Nicola Salvi, que ficou conhecido pelo projecto da Fonte de Trevi, em Roma, a Luigi Vanvitelli, e a vários artistas próximos da cúria papal, a capela formava, com a Patriarcal, um conjunto edificado sob a direcção de João Frederico Ludovice (1673-1752), o arquitecto e ourives de origem germânica, ao serviço de D. João V", in http://www.igespar.pt/pt/agenda/9/2866/


Mais uma aula enriquecedora e diferente de que ficam algumas fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário