domingo, 27 de outubro de 2013

Lançamento do livro Plural-Idades: apresentação por Luísa Borges

Dia 26 de outubro e integrado na abertura oficial do ano lectivo  2013/14, foi feito o lançamento do 1º livro da nossa Instituição (USAZ - Associação Cultural de Azeitão), cuja apresentação esteve a cargo da Drª Luísa Borges, nossa professora de Filosofia, e cujo texto então proferido a seguir transcrevemos.
A todos os amigos que connosco estiveram e estão, contribuindo para a consecução de mais este projecto da USAZ, reiteramos os  agradecimentos e deixamos um abraço.

Apresentação de Plural-Idades, Testemunhos e Reflexões na Universidade
Sénior de Azeitão, 2012-2013, Coordenação de Joaquim Pinto, USAZ –
Associação Cultural de Azeitão, 2013.


Foi com grande prazer que aceitei o convite para dizer algumas palavras sobre a
primeira publicação da Universidade de Azeitão.

Cumpre-me - e creio que nos cumpre
a todos - agradecer a todos os que participaram na concretização deste sonho:
Professores, alunos, direcção, membros da Junta de Freguesia de S. Simão
(simbolicamente na pessoa do Dr. Carpelho), responsáveis autárquicos. Uma palavra de
especial agradecimento é devida à direcção da Universidade, em especial a Ana
Machete e Luísa Antunes que foram incansáveis na recolha e organização de todos os
testemunhos e textos. Gostava também de agradecer muito particularmente ao professor
Joaquim Pinto – coordenador, alma e substância deste projecto.
 De que matéria, de que substância concreta, palpável, visível são feitos os nossos
sonhos?
 É caso para dizer, no nosso caso concreto, os nossos sonhos são feitos de
VONTADE, de AFECTO, de TALENTO, de muito TRABALHO e de uma imensa
GENEROSIDADE. DAR, numa partilha incondicional, que se gratifica nessa entrega
do melhor de si aos outros, é o que aprendi com este livro. SER VOLUNTÁRIO FOI
CONTARMOS A HISTÓRIA DE NÓS UNS AOS OUTROS.
 A matéria dos nossos sonhos tornou-se corpórea neste livro, neste volume, sob a
forma de TESTEMUNHOS de vida, de HISTÓRIAS reais e ficcionadas, de
REFLEXÕES sobre os conteúdos científicos lecionados.
 Gostaria de terminar com duas paráfrases:
 A primeira de um poeta do Norte – Teixeira de Pascoaes - afirma o seguinte: os
períodos mais belos e melhores – dizia ele da poesia portuguesa – e digo eu, da nossa
vida, são aqueles em que NÃO HÁ DISCORDÂNCIA( sublinho – NÃO HÁ
DISCORDÂNCIA)) entre o nosso sonho e a nossa actividade. Ora bem, se não há
discordância, há ENCONTRO, não há utopia, mas sim LUGAR e OBRA.
 A segunda paráfrase é mais extensa. Peço-vos um trabalho de atenção, de escuta e de
reconhecimento – da vossa própria voz – e passo a citar-vos a todos e a cada um de vós:

 Tudo começou de um sonho… chamo-me… sempre encarei o ensino como uma arte
que se concria e recria … testemunho de uma vida … a participação de várias
gerações… um trabalho que pudesse deixar uma marca… muito curiosa … observava
tudo o que me rodeava … a verdadeira cultura … gestos, cheiros, visões da minha
paisagem me vêm à memória … Esta é a minha paisagem, as minhas raízes …
contámos uma história a várias vozes … como que uma visão súbita … a nossa vida é
um desassossego … Há muito, numa fonte nasceu um rio de sabedoria … …. Não
percam tempo. DESPERTEM! ….
 Qual será a próxima etapa? … como que um efeito dominó …
 Vários milagres , portanto…. Os modelos económicos deverão ser repensados… Há
quem defenda que a diferença está na atitude das pessoas… etapas iniciáticas de
aprendizagem para uma nova compreensão de si mesmo … conta uma história …
sempre sonhara ser … No tempo das brumas (…) Quem está aí? Bondade,
compreensão e afecto … lugar escondido atrás dos penedos … todos sorriram … fiz a
mais maravilhosa das descobertas … Em terras muito distantes… a viver com amor e
harmonia …começava a nascer o dia …Esta criança era eu … Sou eu … poder
concretizar muitos dos projectos que estavam nas gavetas … Energia, alegria a
animar… Onde vamos arribar? ….
 Afinal somos mais parecidos que diferentes … alvo de modificações sentidas e
observáveis … a vida lá fora … pessoas tão ansiosas por novas matérias …Territórios
bem amados … dedicado(s) à aprendizagem… Surge então uma nova linha …chegou-
me aos ouvidos um rumor … as nossas jovens experiência de vida … na sua companhia
… muitíssimo suor…Da primeira vez … desde logo me deu vontade de continuar…
tinha medo…. Sinto-me muito bem …sinto-me uma criança …
Um bem-haja para todos….
 Luísa Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário